segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

CV – Beniamím (Veniamïn) Khaèt, o autor de 3 óperas, de 2 operetas e de muitas sinfonias

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Beniamím (Veniamïn/Benjamin) Arnòldovitsh Khaèt (25 maio 1896 - 5 fevereiro 1975) era o sócio da união dos compositores da URSS. Na idade de cinco anos, sua família é chegada en Ucrânia e viveu em Odessa. Desde a infância, Benia é atraído pela pintura e pela música que eles se formularão seu ideal estético, afinal de contas ele dedicou tuda a sua vida para a música. Desde 1913 até 1918 Benjamim segue os cursos do Conservatório de Odessa no Departamento de direção de orquestra e de piano. Depois da revolução de outubro em 1917, o anarquista ucraniano o fez prisioneiro. Porém, muitos músicos grandes e atores forçaram o bandido Makhno a anistiar e liberar o compositor Khaèt. Dos 1924 até 1927 na NEP (nova política econômica), o compositor era o chefe d'orquestra. Benjamim (Veniamïn) Arnoldovitch Khaèt organiza muitos grupos que jogam sua música, infelizmente não é preservada até nossos dias. Estes músicos empreendem muitos concertos com sua música na Rússia ocidental. Neste mesmo período Khaèt faz o conhecimento do jazz jogador Utiossov e do escritor Kataïev. Por estes anos Benjamim Khaèt compõe seu primeira opereta «Amor e dólares» para o Teatro de Kazan. Esta composição, infelizmente perdido, era um triunfo e graças a essa opereta o compositor Khaèt é convidado em Moscou, cidade que o Benjamim parte dois anos depois. Ele entende o caráter criminal do socialismo aparentemente para abandonar sua Moscou. Com sua mulher, o atriz Galina Iereméievna Khaèt-Tsvetkova, Benjamim Khaèt percebe a realidade trágica perfeitamente. Ameaçado com ser parado sem piedade, as duas viagens muito, não mais que dois anos que não ficam em toda cidade. Quase em todos lugares as cenas teatrais das cidades onde o compositor Khaèt tinha chegado, os espectadores ascultară com a música de Khaèt în espetáculos como «Inelutável» dedicado para a «Tragedia americana» de Théodore Dreiser, «Zar Peter I», eles apresentaram a ópera de Khaèt «Baselisa a Bella» , a opereta «Casa de gata», as composições musicais «Molestador», «Dama invisível», e muitas outras. Rudolf Òssipovitch Khaèt, seu sobrinho e futuro flautista da orquestra moscovita de Òsipov, começa a viver na casa do compositor. Em 1937 sua filha Nina Veniamìnovna Khaèt nasce. Estes páginas web de Internet em sete idiomas é dedicado pela memória do compositor. Na impossibilidade de fazer muitos concertos com a filha pequena, a família de Khaèt escolhe Tashkent, a grande cidade de Ásia Central. Durante os últimos meses antes da guerra entre a Alemanha e a União Soviética, a capital de Uzbekistan fica mais tolerante e mais pacífico naquela época terrível. Os habitantes na mesma cidade, não perca a esperança para evitar a repressão do «inimigo do povo» para a liberdade e tolerância desejadas. Apesar do Stalinismo, jogaram a música de Khaèt nos espetáculos como a «Vida em força», «Damby e filho» de Dickens, a «Megera domada» de Shakespeare e «O Amor de Trigos». No outono de 1950 ele estava na prisão como «inimigo do povo» e deportado na Sibéria aos trabalhos forçados sem salário no campo de concentração; a propriedade inteira de sua família vem confiscascada. Em 1954, depois da morte de Stalin, o compositor Beniamino Khaèt foi reabilitado. Com o libretto de Dilin e Makariev, dos tradutores de Charles Perrault, a ópera «O gatto das botas» de B.Khaèt tinha sido jodada desde 1957 até 1997 a Tachkent na cena do Teatro Acadêmico ALICHER NAVOÌ de ópera e balé. Ao propósito de 1957, Benjamim Khaèt esceveu seu próprio libretto pela mesma ópera que foi apresentada na cena teatral de Vilnius depois da morte do compositor. A ópera «Gato das botas» de B.Khaèt foi jogada em Novossibirsk, Duscianbè e Frounze (Bichkek). Ao término dos anos 1950, esta mesma ópera foi admirada pela grande cantora mexicana Yma Sumac que visitou a casa do compositor Khaèt. Em 1962 ele escreveu ainda uma ópera na base da comédia italiana «Um curioso acidente» de Charles Goldoni. Para esta música Benjamim Khaèt escreveu seu libretto poético em russo, na base da tradução de Milman. Em 1975 a administração de Tashkent introduziu a segunda ópera de Khaèt no programa teatral. Por causa da morte prematura do compositor, os espectadores do teatro ALICHER NAVOÌ de Taschkent não viu «Um curioso acidente» sobre a cena. A biografia detalhada do compositor Khaèt foi descrita em russo na Autobiografia de sua filha Nina Khaèt.

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